Biologia

Imprimir PDF

intro

A avaliação de Biologia será baseada no conjunto de conteúdos relacionados à ciência da vida, interpretando situações problema e conduzindo também a reflexões sobre a ação humana e seus impactos sobre o ambiente.

objetivos
a) Geral: avaliar a capacidade de compreensão de conceitos científicos fundamentais, por intermédio da análise reflexiva e da capacidade de estabelecer inter-relações entre as unidades do programa.
b) Específicos: compreender os processos relacionados à formação, ao desenvolvimento e à evolução dos seres vivos dentro de uma abordagem biológica; Compreender a morfofisiologia básica dos sistemas vitais dos diferentes grupos de seres vivos e suas relações filogenéticas; relacionar as diferentes áreas e aspectos da biologia, desde a célula às comunidades e ecossistemas; compreender o funcionamento celular em nível gênico e sua manifestação em nível de organismo; estabelecer e compreender as relações entre os seres vivos e o impacto que esses seres têm no ambiente; compreender as transformações provocadas pelo homem nos diferentes ecossistemas da biosfera; estabelecer as relações evolutivas e de desenvolvimento entre os diferentes filos e suas espécies.

conteudo programatico

1 - Origem da vida: Ambiente primitivo; Primeiros compostos orgânicos; Célula primitiva; Hipóteses autotróficas e heterotróficas; Evolução dos seres vivos através dos tempos; Mecanismos de evolução; Mutação e seleção natural.

2 - Características dos seres vivos: Conceitos básicos; Ciclo vital; Nutrição; Respiração; Formas de vida.

3 - Citologia: Tipos de células; Caracteres morfológicos dos grandes grupos animais e vegetais; Funções dos componentes celulares; Diferenças entre células animais e vegetais; Célula enquanto unidade morfofisiológica do organismo; Principais fenômenos biológicos intracelulares; Importância da síntese proteica e de outras substâncias para a homeostase; Divisão celular.

4 - Genética e embriologia: DNA, Cromossomos e Genes; Hereditariedade; Leis de Mendel; Homozigose e heterozigose; Linkage e Crossing Over; Dominância e recessividade; Grupos sanguíneos e polialelia; Interações gênicas; Mutações gênicas; Herança ligada ao sexo e determinação do sexo; Fecundação; Desenvolvimento embrionário; Anexos embrionários.

5 - Ecologia: Conceitos; Indivíduo - população - comunidade e ecossistema; Relações ecológicas; Ação dos agentes físicos, químicos e biológicos; Estrutura e funcionamento dos ecossistemas; Características e problemas ecológicos dos principais biomas brasileiros, em particular o “cerrado”; Impactos ambientais (ação do homem sobre o meio); Fluxo de energia; Sucessões ecológicas.

6 - Programa de saúde: Saúde pública; Binômio saúde/doenças; Indicadores de saúde em uma comunidade; Nutrição x desnutrição (indivíduo suscetível); Gêneses das doenças (teorias); Doenças infectocontagiosas; Doenças crônico-degenerativas; Abastecimento de água; Tratamento das águas de esgotos; Abastecimento de alimentos; Afastamento do lixo e dejetos; Doenças veiculadas pelo lixo e esgoto.

7 - Zoologia (organização e fisiologia dos grupos animais): Sistemática e nomenclatura (classificação e regras); Características e representantes dos filos: Porifera, Coelenterata, Platyhelminthes, Aschelminthes, Echinodermata, Mollusca, Annelida, Arthropoda e Chordata; Evolução dos sistemas fisiológicos: transporte - digestão - respiração - excreção - sustentação e locomoção; Filogenese do sistema de coordenação neural e endócrina; Anatomia e fisiologia dos diversos sistemas fisiológicos do corpo humano.

8 – Botânica (organização e fisiologia dos grupos vegetais) Sistemática dos diferentes grupos vegetais; citologia; Histologia; morfologia vegetal: interna e externa; fisiologia: nutrição vegetal: absorção, condução, fotossíntese, transpiração e gutação; Crescimento e desenvolvimento: hormônios vegetais e fatores ambientais.

sugestao
AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia das Células. São Paulo: Moderna, 2010.
___. Fundamentos da Biologia. São Paulo: Moderna, 2010.
___. Biologia dos Organismos. São Paulo: Moderna, 2010.
___. Biologia das populações. São Paulo: Moderna, 2010.
CÉSAR & CEZAR. Biologia. Volume único. São Paulo, Ed Saraiva, 2007.
FONSECA, A. Biologia. São Paulo: Ática, 1991.
GOWDAK, D; MATTOS, N. S. de. Biologia. São Paulo: FTD, 1991.
LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia hoje: citologia, histologia, origem da vida. Vol. 1, 14ª ed. São Paulo: Editora Ática, 2003. 400p.
LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia hoje: os seres vivos. Vol. 2, 11ª ed. São Paulo: Editora Ática, 2003. 536p.
LOPES, S. G. B. C. Introdução à Biologia e origem da vida: citologia, embriologia e histologia. 14 ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
___. Seres vivos. 12 ed., São Paulo, Saraiva, 2010. Vol. 2.
___. Genética, evolução e ecologia. 12 ed. São Paulo: Saraiva, 2010. Vol. 3.
___. Bio. Vol. Único. São Paulo. Editora Saraiva, 2008.
MARCONDES, A. C.; LAMMOGLIA, D. A. Ciência da vida: genética, evolução e ecologia. São Paulo: Atual, 1994. Vol. 2.
___. Ciência da vida: citologia, histologia e embriologia. São Paulo: Atual, 1994.
___. Ciência da vida: seres vivos. São Paulo: Atual, 1994.
PAULINO, W. R. Biologia atual. São Paulo: Ática, 1995. Vol. 1,2,3.
PORTO, D. P.; MARQUES, J. de L. Ciências: o solo, a água e o ar. São Paulo: Scipione, [s.d.].
___. Ciências: os seres vivos. São Paulo: Scipione, [s.d.].
SOARES, J. L. Biologia: seres vivos, evolução e ecologia. São Paulo: Scipione, 1996. v.3. 504 p.
UZUNIAN, A.; BIRNER, E. Biologia 1. 3 ed. São Paulo: Harbra, 2005. 558p.
___.Biologia 2. 3 ed. São Paulo: Harbra, 2005. 897 p.
___.Biologia 3. 3 ed. São Paulo: Harbra, 2005. 590 p.
VASCONCELOS, L. J. Programa de saúde. São Paulo: Ática, [s.d]. Revistas e jornais.

dicas
• Montar esquemas didáticos para maior compreensão do conteúdo
• Ficar atento às doenças emergentes e aquelas que envolvem saúde pública
• Buscar atualidades sobre fenômenos naturais e seus impactos ambientais
• Correlacionar os conteúdos afins e não estudá-los separadamente
• Correlacionar as influências humanas na fauna e flora, associando suas repercussões aos seres vivos em geral, impacto ambiental e doenças.